Cidade de Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade

Cidade de Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade

Para os visitantes que chegam através do Terminal Rodoviário de Brasília, vale aproveitar as nossas dicas e conhecer as belezas naturais e culturais da Capital Federal.

“Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo cidade viva e aprazível, própria ao devaneio e à especulação intelectual, capaz de tornar-se, com o tempo, além de centro de governo e administração, num foco de cultura dos mais lúcidos e sensíveis do país.”

A definição acima é do urbanista Lucio Costa, que projetou Brasília, tendo ao seu lado outras personalidades célebres como o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Burle Marx e o artista plástico Athos Bulcão. Seu conjunto arquitetônico e urbanístico levou a cidade a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, dotada da maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.

Andar pela capital federal é fazer um passeio pela arquitetura moderna. Edificações projetadas por Niemeyer, como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e O Museu Nacional Honestino Guimarães são algumas das visitas obrigatórias. Em muitas delas também pode-se contemplar os painéis de azulejos de Athos Bulcão, outra marca registrada da capital federal.

Graças ao território plano e à ausência de grandes construções verticais, o céu de Brasília acabou conhecido como um dos mais bonitos do país, contribuindo para a contemplação dos monumentos espalhados por ela. Para quem gosta de voltar o olhar para o espaço, vale visitar o Planetário e se aventurar em uma observação astronômica.

A cidade também oferece aos turistas o contato com a natureza. Brasília possui 70 parques e um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubistchek, localizado no centro da capital. Outra opção é conhecer o Lago Paranoá, de 48 quilômetros quadrados, onde é possível praticar esportes náuticos ou aproveitar um dos bares ou restaurantes às suas margens e desfrutar de um belo pôr do sol.

Pesquise sua passagem de ônibus