Sua Vida Vale Mais. Diga Não ao Transporte Clandestino

Sua Vida Vale Mais. Diga Não ao Transporte Clandestino

Mais um feriado prolongado se aproxima e por isso é preciso reforçar a mensagem sobre segurança e responsabilidade.

Para além das medidas que o cenário da pandemia nos impôs, como a adoção dos protocolos de proteção sanitária, o Consórcio Novo Terminal defende que o Embarque Seguro compreende também os aspectos de confiança e garantia de viagem.

Por isso, endossamos a campanha “Sua Vida Vale Mais. Diga Não ao Transporte Clandestino”, criada pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos do transporte irregular, às vésperas do feriado do Dia de Finados.

Ao viajar por meios legais, como ônibus devidamente regulamentados, que partem de um terminal rodoviário e que são devidamente fiscalizados por órgãos reguladores, o viajante tem também previsibilidade e garantia de viagem. Sabe-se de forma precisa a hora da partida, onde e quando os ônibus farão paradas e há previsão de chegada ao destino.

Já no caso do transporte clandestino, os riscos são inúmeros. Segundo a Abrati, os veículos que não são autorizados pela ANTT têm como riscos: (1) falta de verificação dos antecedentes criminais dos motoristas de ônibus clandestinos; (2) falta de treinamento para dirigir os equipamentos (Leito Total – LD – e Double Deck), nem treinamento para dirigir à noite ou em grandes distâncias; (4) não contam com alojamentos de descanso  adequado e (5) não passam por testes toxicológicos periódicos, aferição alcóolica ou de outros medicamentos pré-jornada. Além das condições precárias que alguns veículos trafegam, elevando o risco de acidentes em até quatro vezes.

Por outro lado, o embarque nos terminais e as viagens com transportadoras regulares asseguram o atendimento das regras da ANTT e a realização de padrões de treinamentos rigorosos. Por isso, é importante a conscientização de todos sobre os aspectos que envolve o transporte regular, o que o faz a escolha mais segura e confiável para os viajantes.

No dia 29 de outubro (quinta-feira) o Terminal Rodoviário de Brasília sediará uma ação de mobilização contra o transporte clandestino. Serão realizadas panfletagens e promoção de diálogos com os viajantes voltados à conscientização e proteção dos passageiros.

Pesquise sua passagem de ônibus